“SALVAR AS VIDAS DAS CRIANÇAS”

 

Nonoai-RS, 2015

 

 

1. Apresentação

 

O Centro de Formação de Condutores União Ltda, juntamente com Lions e Leo Clube de Nonoai, convida as Escolas para engajar-se na Campanha “Salvar a Vida das Crianças” que promoverá uma grande mobilização em prol da segurança no trânsito, demonstrando para toda a sociedade o empenho e esforço do CFC e entidade para auxiliar na redução de mortes de crianças no trânsito, bem como cumprir suas cotas de responsabilidade social no desenvolvimento de diversas ações educativas em nosso município.

 

No mês que marca o quarto ano da Década Mundial pela Segurança no Trânsito, a ONU convoca seus países membros a pensar na segurança das crianças. A 3ª Semana Mundial de Segurança Trânsito, que começa na próxima segunda (04), e se estende até o dia 10 de maio, deverá mobilizar governos e sociedade civil para evitar os acidentes que provocam a morte de 186,3 mil crianças e adolescentes a cada ano em todo o mundo.

 

No Estado, o Detran/RS está incentivando prefeituras, secretarias de educação, CFCs, universidades e outros órgãos a participar, promovendo ações que chamem atenção para os problemas locais e busquem soluções específicas para proteger as crianças e adolescentes.

 

Panorama mundial

O total de crianças vítimas de acidentes representa um menor de 18 anos morto a cada quatro minutos no trânsito do mundo. Relatório da Organização Mundial de Saúde aponta que 95% desses acidentes acontecem em países de baixa e média renda, incluindo o Brasil. Nas Américas, o índice em 2012 era de 6,9 mortes a cada 100 mil habitantes nesses países.

 

Segundo o relatório, meninos são duas vezes mais propensos a sofrer acidentes de trânsito do que meninas. As crianças estão mais vulneráveis

andando a pé ou como passageiros de veículos. Entre as vítimas de trânsito menores de 18 anos, 38% estavam na condição de pedestres, 36% como passageiros de veículos, 14% em motocicletas e 6% como ciclistas.

 

A OMS desenvolveu uma lista de 10 recomendações para manter as crianças seguras nas estradas: controlar a velocidade, reprimir o uso de álcool por motoristas, utilizar capacetes (ciclistas e motociclistas) e assentos infantis para todas as crianças nos veículos, melhorar a capacidade das crianças verem e serem vistas no trânsito, elevar a qualidade infra-estruturar viária, adequar o design dos veículos à proteção das crianças, reduzir os riscos para os adolescentes no trânsito através da habilitação gradual para motoristas, promover cuidados de saúde adequados para crianças feridas no trânsito e supervisionar as crianças nas ruas.

 

Neste Sentido, podemos estar nos questionando o porquê os riscos de envolvimento de acidente de trânsito aumentam na faixa etária entre oito e nove anos, idade em que as crianças começam a utilizar sozinhas as vias públicas?

No entanto por ter estatura baixa, a criança não pode ver e ser vista pelo motorista, principalmente estando em marcha ré, mesmo estando em pé, ele não aparece no retrovisor. Alem disso ela precisa de no mínimo quatro(4) segundos para distinguir se o veículo esta em movimento ou não, e só foca seus sentidos nos sons que realmente lhe interessam.

 

Objetivos

Objetivos gerais

* Desenvolver ações de conscientização e de prevenção com a finalidade de contribuir para a redução dos atuais índices de acidentalidade no trânsito em um âmbito mundial;

* Promover a participação dos condutores, crianças e alunos, principalmente quando da implantação de mudanças de comportamentos que visem à

consciência cidadã, como agentes transformadores, para um trânsito mais humanizado.

Objetivos Específicos

 

* Mostrar as crianças, à Importância do Uso do Cinto de Segurança.

* Conscientizar o uso dos dispositivos de Transporte de Crianças em Veículos – Resolução do Contran 277/08 e Deliberação 100/10 – Denatran.

* Orientar os Alunos sobre a Faixa de Segurança, Embarque e Desembarque em veículos Escolares.

Metodologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* As palestras nas escolas devem abordar a valorização da vida, como ponto principal. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes, como preconiza na Política Nacional de Trânsito.

* Também será realizada uma caminhada em volta da Praça Central no dia 26/05/2015 as 15:30, em parceria com a fiscalização de trânsito municipal, Brigada Militar, com a participação dos alunos visitados nas escolas, trazendo o material confeccionado em sala de aula.

* Os ocupantes (condutores e passageiros) devem receber brevemente orientações (folder) sobre segurança no trânsito, principalmente da importância do uso do cinto de segurança e a forma correta de transportar as crianças, do respeito aos limites de velocidade e de não conduzir veículos sob a influência de bebidas alcoólicas, bem como a utilização da faixa de pedestre por parte das crianças.

Público alvo

* Alunos das escola do Município de Nonoai, condutores e passageiros de veículos automotores.

Por ter estatura baixa, a criança não pode ver e ser vista pelo motorista, principalmente estando em marcha ré, mesmo estando em pé, ele não aparece no retrovisor. Alem disso ela precisa de no mínimo quatro(4) segundos para distinguir se o veículo esta em movimento ou não, e só foca seus sentidos nos sons que realmente lhe interessam.

 

 

Conograma do local e período da execução

 

Data Horário Evento Local Cidade Responsáveis

18/05/2015 08h00min às 09h00min Palestra Escola Jair de Moura Calixto Nonoai-RS CFC União Ltda

18/05/2015 13h15min às 14h15min Palestra Escola Jair de Moura Calixto Nonoai-RS CFC União Ltda

19/05/2015 13h30min às 14h30min Palestra Escola Cenecista Nonoai-RS CFC União Ltda.

20/05/2015 13h30min às 14h30min Palestra Escola Maria Dulcina Nonoai-RS CFC União Ltda.

 

 

No dia 03/06/2015, encerramos a programação do MAIO AMARELO, com a passeata pelas ruas da cidade de Nonoai, com a presença de todas as escolas sendo elas:

* Escola Cenecista

* Escola de E. E.Medio Maria Dulcina

* Escola Jair de Moura Calisto

* APAE

* E.M.E.I Avelino Mattiello

 

Com apoio de Lions e Léo Clube de Nonoai e também da Brigada Militar. Com aproximadamente 300 crianças foi feita a passeata pedindo um trânsito mais seguro para nossas crianças.

Concluímos, com a certeza de que ainda não sabemos ao certo como e nem quando vamos parar com essa marginalidade no trânsito, e com o sentimento de que varias vidas são ceifadas todos os dias, por imprudência dos motoristas, pelo descuido das vias públicas, mas nós do CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES UNIÃO LDTA, continuamos lutando para melhorar esse índice, e ensinando desde já nossas crianças.

 

O trânsito é um espaço de convivência social.

 

Com paciência, cortesia e respeito ele fica muito mais seguro e melhor, caminhando, pedalando ou andando de skate. Não importa como você se locomove no trânsito; O importante é ter cuidado e lembrar que você ainda tem uma vida pela frente. Todos nós sabemos que para termos um trânsito mais seguro, devemos educar nossas crianças, ensinar a elas os direitos e deveres que todos nós temos como cidadãos.

Explicar que o trânsito é muito sério, e que temos que ter o máximo de cuidado na hora de enfrentá-lo.

 

Devemos sempre lutar pelo um trânsito mais seguro e igual para todos, sem descriminação.

 

Horários de Atendimento ao público

 

De segunda a Sexta:                             Manhã: 08h00min às 11:h30min

Tarde: 13h00min às 18h00min

 

Atendimento – Aulas Teóricas 
Manhã: 07h30min às 12h00min
Tarde: 13h00min às 17h20min
Noite: 18h30min às 22h50min

Atendimento – Aulas Práticas 
Manhã: 06h30min às 12h00min
Tarde: 12h00min às 18h00min
Noite: 18h00min às 23h00min

Horários de aula

BY Maira Klaic (55) 9656-2951