DICAS

 Lembre!

 

  • É obrigatório ao aluno portar o documento de identificação para fazer aulas. 

  • O pagamento das taxas dos exames devem ser efetuados 72 horas/úteis antes dos mesmos.

  • Para poder fazer a prova prática, a documentação do aluno deve estar completa no CFC.(Cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência e principalmente a Foto Digital já deve ter sido capturada)

  • O agendamento do exame prático é feito pelo instrutor.

 

Carteira de Identidade Civil Extraviada:

Se você está com a sua Carteira de Identidade Civil extraviada, plastificação aberta, replastificada ou com foto infantil, é necessário que faça uma nova carteira.

O agendamento pode ser feito através do site do “Tudo Fácil Eletrônico”, para mais informações ligue para (54) 3362-1195.

Ar condicionado no veículo: você cuida do seu?

 

No Brasil, quando as temperaturas ficam altas, o ar condicionado do carro é sempre um grande aliado. Mas você sabia que o equipamento precisa de manutenção o ano todo? Confira as dicas abaixo e fique em dia com o ar condicionado de seu veículo:

- Ligue o equipamento pelo menos uma vez por semana, mesmo nas estações mais frias. Isso evita que o óleo fique parado no compressor e que as mangueiras ressequem;

- Mantenha o condensador, colocado à frente do radiador do seu carro, o mais limpo possível, livre de insetos e outros detritos. Dessa maneira, você garante o livre fluxo de ar;

- Faça uma revisão geral no ar condicionado pelo menos uma vez ao ano, para garantir que todas as peças funcionam perfeitamente;

- Caso o sistema perca gás, corrija o vazamento e proceda a recarga do gás e do óleo do sistema que, nessas condições, é arrastado pelo gás;

Um veículo em perfeitas condições de uso proporciona uma experiência de direção muito mais agradável ao usuário e previne que pequenos problemas sejam uma distração na hora de dirigir. Manter a manutenção completa do seu carro em dia também é uma questão de segurança!

Super dicas para economizar o combustível do seu veículo.

 

Economizar no consumo de combustível é uma questão que traz não só benefícios econômicos, mas, também, ambientais, gerando melhoria da qualidade de vida. Para otimizar o uso deste recurso não é preciso fazer mudanças no automóvel, apenas conhecer bem a sua rotina e mudar alguns hábitos.

Por exemplo, acelerar e frear bruscamente, além de ser um perigo para o condutor, é uma prática que não contribui para a economia de combustível. O correto é acelerar gradativamente e frear com calma, o que exige maior atenção do motorista.

Em 1991, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) para promover o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil. Por meio deste programa, lançou uma cartilha que dá dicas de economia de combustível para os condutores.

Entre as orientações estão o planejamento do itinerário, que ajuda a evitar vias congestionadas e voltas desnecessárias, e também manter o motor do carro sempre regulado. Confira mais algumas dicas:

- Mantenha sempre os pneus calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas. Estudos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o nível de combustível;

- Verifique sempre os cabos, velas e demais componentes do sistema de ignição, mantendo-os em boas condições. Uma boa ignição melhora o desempenho do veículo e ajuda a poupar combustível;

- Não carregue peso desnecessário, nem sobrecarregue o carro. Isso força o motor e aumenta o consumo. Para cada 50kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%.

- Verifique periodicamente os freios. Eles podem estar presos e, consequentemente, você estará desperdiçando combustível. É também uma questão de segurança.

Você sabe decifrar o chassi do carro?

 

Você sabia que os carros também possuem uma identidade, como se fosse um RG? O nome desse número de identificação é chassi e ele é composto por 17 caracteres alfanuméricos. Na hora de comprar um veículo é importante pesquisar sobre o número do chassi para descobrir informações sobre a procedência do veículo, como o local e ano de fabricação, a marca, o modelo e até mesmo o seu número na linha de produção da montadora. Mas você sabe como identificar essas características dentro da sequência de números?

Vamos utilizar o número de chassi da imagem que abre o post: 9BWHE21JX24060960. De acordo com análise da Revista Webmotors, o chassi ficaria organizado da seguinte maneira: o primeiro dígito aponta a região geográfica (8 ou 9 se referem à América do Sul). Na sequência, a letra “B”, é de Brasil; o “W” a marca do veículo (no caso, Volkswagen); o “H” é referente ao modelo hatch; o “E” se refere à motorização; o “2” aponta os equipamentos de segurança disponíveis no veículo (ABS e Airbags), o “1J” indica o nome do carro (Golf); o “X” informa o ano de fabricação (2002); o “2” é o dígito verificador; o “4” o local de fabricação; e os números restantes, “060960”, apresentam o número de série do veículo. É justamente essa complexidade de informações que garante a segurança sobre a procedência do veículo em questão.

No Brasil, essa numeração foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 1995 e a ABNT padronizou a identificação seguindo normas mundiais.

Transporte seguro de crianças.
 

A Seguradora Líder-DPVAT desenvolveu, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV), um módulo educativo de transporte seguro de crianças. A iniciativa faz parte do programa Observar. Confira algumas dicas:

- O cinto de segurança, para a gestante, deve ficar abaixo e não, acima da barriga. Esta medida protege mãe e filho;
- Bebê conforto deve ser instalado em posição oposta ao fluxo do carro;
- A cadeirinha ou booster devem ser instalados a favor do fluxo do veículo;
- A partir de sete anos ou 1,45m, a criança pode deixar a cadeirinha, mas utilizando sempre o cinto de segurança no banco traseiro;
- Crianças só podem utilizar o banco dianteiro a partir dos 10 anos;
- Não transportar crianças no porta-malas;
- Não transportar crianças em pé ou no colo de adultos;
- Utilizar a trava de segurança das portas traseiras.

 

Horários de Atendimento ao público

 

De segunda a Sexta:                             Manhã: 08h00min às 11:h30min

Tarde: 13h00min às 18h00min

 

Atendimento – Aulas Teóricas 
Manhã: 07h30min às 12h00min
Tarde: 13h00min às 17h20min
Noite: 18h30min às 22h50min

Atendimento – Aulas Práticas 
Manhã: 06h30min às 12h00min
Tarde: 12h00min às 18h00min
Noite: 18h00min às 23h00min

Horários de aula

BY Maira Klaic (55) 9656-2951